top of page

Não comece a sua obra sem antes responder essas 10 perguntas!

Antes de sair por aí quebrando tudo, saiba se você está preparado para construir ou reformar a sua casa ao responder essas 10 perguntas a seguir!

Não é segredo para ninguém que uma obra é complicada. Mas, antes de pensar em obra, o planejamento é a primeira e a mais importante etapa do processo! Essa primeira parte engloba todos os preparativos referentes à expectativas do projeto, à aprovação da obra, ao orçamento, capitalização de recursos, obtenção de licenças etc.


Antes de iniciar esse processo, você precisa ter em mente quais são suas metas e desafios. E saber exatamente quais as informações você precisa obter e passar para os profissionais envolvidos no processo é muito importante! Por isso, só passe para a próxima etapa no momento em que você tiver respondido às 10 Perguntas a seguir:


  1. Descreva a sua casa atual. O que você gosta nela? O que falta nela? O que você não gosta nela? Você quer mudar o espaço que você tem? Como?

  2. Quais aspectos no terreno onde você irá construir (ou reformar) são mais importantes para você? Como você usará a área livre em volta?

  3. O que você mais quer na sua casa nova?

  4. Como você descreveria o seu estilo de vida? Estar em casa é muito importante para você? Você trabalha em casa? Curte ficar em casa? Recebe muitas visitas?

  5. Quanto tempo você passa em cada área da sua casa como áreas sociais, quartos, cozinha, área verdem varanda etc (cite as áreas onde você passa o maior tempo). Quais funções, objetos ou atividades acontecerão nos novos espaços da casa?

  6. Quais espaços são mais importantes para você?

  7. Você tem algum estilo arquitetônico que gosta mais?

  8. Que materiais você gosta mais? E quais materiais você não gostaria de usar?

  9. O quanto a manutenção da parte interna e externa é importante para você?

  10. Qual é o seu orçamento total para a construção, desde a contratação dos profissionais de arquitetura, engenharia, obtenção de licenças, taxas, preparação do terreno, mão de obra, materiais etc?


Pode parecer simples, mas quando você começa a responder essas questões você começa a perceber quantas coisas te incomodam e quantas coisas você quer para a sua casa nova. Todas essas coisas vão gerando as suas expectativas com relação à sua futura casa. Para não frustrar essas expectativas, e acabar construindo uma casa nova mas com os mesmos problemas antigos, contrate um profissional para lhe ajudar!


Se você ainda não ficou satisfeito com as respostas que deu às perguntas anteriores, aqui vão mais algumas perguntas que podem te ajudar na hora de conversar com seu arquiteto:


  1. O que é único ou especial no terreno onde você pretende construir/reformar?

  2. Que vistas/ambientes você imagina ter quando entrar na sua casa? A sala? Cozinha? Sala de jantar? Que vistas são mais importantes para você?

  3. Em qual parte da casa você pretende passar a maior parte do tempo?

1.623 visualizações0 comentário
bottom of page