top of page

Como a Consultoria e a Assessoria pode ajudar os clientes de serviços de Arquitetura?



Você faria um tratamento médico que não precisa ou que não resolveria o seu problema de saúde?


A pergunta pode parecer sem sentido, mas você sabia que muitas pessoas contratam serviços de projeto e construção sem saber exatamente se precisa, se é viável, se é legal?


Pois é! Em um país como o Brasil, onde mais de 80% das construções são feitas sem o suporte de um profissional de Arquitetura ou Engenharia, desses 20% que sobram, é seguro dizer que apenas 1% contrata uma consultoria ou assessoria para esses serviços.

"Por desconhecerem totalmente sobre esses assuntos, os clientes se tornam presas fáceis de profissionais que prometem o que não poderão cumprir"

A insegurança que muitos clientes apresentam no momento de contratar um Arquiteto dar-se-á, principalmente, (1) pela sua falta de conhecimento no assunto, (2) pelo medo dos custos elevados e (3) obras que não terminam.


Por desconhecerem totalmente sobre esses assuntos, os clientes se tornam presas fáceis de profissionais que prometem o que não poderão cumprir, e acabam com verdadeiros elefantes brancos, obras com instalações desnecessárias, que não atendem às necessidades e ao estilo de vida do cliente, com custos desnecessários, e prazos impossíveis de cumprir.


Outro problema é a baixa qualidade técnica dos projetos. O cliente não sabe avaliar se o projeto está bem embasado, bem desenvolvido ou bem solucionado. Ele não sabe se está de fato recebendo pelo o que pagou.


Muitas vezes, esses problemas não se dão por má fé do profissional, mas pela falta de experiência e conhecimento técnico, ou pelo desespero de conseguir o cliente.


Para se proteger desses riscos não há reza, milagre ou vigília. A solução é muito mais simples e menos supersticiosa: contrate uma consultoria e uma assessoria.


A consultoria ajuda a preparar o cliente para a contratação do projeto. Ela tem a finalidade de (1) informar o futuro consumidor de Arquitetura, (2) esclarecer suas principais dúvidas, orienta quanto ao (3) programa de necessidades, quanto às (4) possibilidades do imóvel, a (5) estimar orçamentos, (6) prazos, ajuda a conhecer melhor os (7) riscos de seu empreendimento, ajuda a (8) propor estratégias e antecipar soluções, e o (9) coloca na rota para contratar profissionais e fornecedores de confiança.


Enquanto a consultoria prepara o cliente, a assessoria acompanha o processo do desenvolvimento dos projetos e da execução das obras. Ela garante que as (1) necessidades do cliente estão sendo cumpridas, ela faz um (2) controle de qualidade do processo e dos (3) projetos, avalia a (4) qualidade técnica do projeto, garante que o cliente está (5) recebendo aquilo que está pagando, garante o (6) cumprimento do contrato pelas duas partes (contratante e contratado), atuando na concretização do sonho do cliente


Já dizia o sábio: Se quer cortar uma árvore em metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.


Quanto mais a pessoa se prepara e planeja para a execução do seu investimento (afinal, estamos falando de um investimento de seis a sete dígitos), maior a chance de a obra ser executada com a maior qualidade e segurança, atendendo às necessidades, ao orçamento e ao prazo.


Se você está se preparando ou pensando em enfrentar uma obra no ano que vem, não deixe de contatar a IEZ Design para lhe prestar uma consultoria e para lhe dar assessoria durante a execução dos seus projetos, sejam eles residenciais, comerciais, corporativos ou hospitalares.

27 visualizações0 comentário
bottom of page