PERGUNTAS FREQUENTES

 

Que tipo de projetos vocês fazem?

Fazemos quase todo tipo de projetos, por exemplo:

  • Projetos Residenciais

Projetos para novas construções de casas ou para reformas de casas, com ou sem ampliações, como também fazemos projetos para construções de edifícios de apartamentos ou para reforma de apartamento.

  • Projetos Comerciais

Projetos para reformas de lojas, sejam estas viradas para a área pública ou localizadas em shoppings ou galerias, projetos para reformas de salas comerciais, salas corporativas. Também fazemos projetos para construções de edifícios comerciais.

  • Projetos Institucionais

Projetos para reformas ou ampliações em escolas ou outros tipos de institições, projetos para construção de escolas e instituições.

  • Projetos Hospitalares

Projetos para reformas de consultórios ou clínicas, projetos para edifícios de hospitais ou clínicas. Nesta área, também atendemos à área veterinária.

  • Projetos Urbanísticos

Projetos para implantação de condomínios, bairros, áreas urbanas, parques.

  • Projetos de Paisagismo

Projetos para embelezamento estético de paisagens, tanto para residências quanto para comercios e outros edifícios.

Para todos os projetos, trabalhamos tanto com Projetos de Arquitetura quanto Design de Interiores.

 

Como saber que tipo de projeto eu preciso?

Caso você queira nos contratar mas não sabe que tipo de projeto você precisa, vamos explicar abaixo a diferença entre os tipos de projetos que trabalhamos.

  • Projeto de Arquitetura

Esse tipo de serviço atende àquelas pessoas que pretendem construir uma nova edificação ou ampliar parte de uma edificação existente, seja de pequeno, médio ou grande porte. Também atende às pessoas que querem reformar a estrutura interna de seus imóveis, demolindo e executando paredes novas, pisos, fazendo alterações nas instalações elétricas e estruturais.

O Projeto de Arquitetura é dividido em três etapas:

Etapa 1 - Estudo Preliminar

Primeira e mais importante etapa do processo. Nessa etapa, serão estudados todos os condicionantes e fatores que limitam, restringem ou favorecem a construção ou reforma da edificação. Também será apresentada a estimativa de custos, para que o cliente saiba quanto ele terá de investir de fato na obra. O cliente também poderá visualizar a obra depois de concluída, através das imagens 3D do projeto, onde  ele saberá de antemão se vai gostar ou não do resultado e poderá solicitar as alterações necessárias.

Etapa 2 - Anteprojeto

Depois que o Estudo Preliminar for aprovado pelo cliente, será necessário desenvolver a documentação básica para aprovar o projeto nos órgãos competentes (prefeitura, administração, condomínio, bombeiros, ANVISA etc) e também para enviar os projetos para o engenheiro que vai desenvolver os projetos complementares (projeto estrutural, projeto de instalações elétricas e hidráulicas etc). Esta documentação não contém informações necessárias para a execução da obra ou para um orçamento detalhado da obra.

Etapa 3 - Projeto Executivo

Depois que o anteprojeto foi entregue nos órgãos, e quando tivermos certeza que o projeto não terá de sofrer alterações para ser aprovado, inicia-se a fase final e mais crítica do desenvolvimento do projeto.

 

Nesta etapa, o objetivo é garantir a harmonia estética e a valorização da edificação, por isso, a construção da edificação será totalmente detalhada, onde serão especificados e desenhadas, meticulosamente, todas as soluções que serão executadas na obra, como: execução e paginação de pisos, colocação de rodapés, soleiras etc, execução de forros com seus respectivos detalhes estéticos como tabicas, rasgos, sancas, cortineiros etc, projeto de iluminação, com a posição e especificação exata de cada tipo de luminária e lâmpada, execução das áreas molhadas (cozinha, banheiros etc) com detalhamento da instalação de cada tipo de revestimento, posição dos metais e louças, tipos e detalhes de marmoraria etc, detalhes de todas as esquadrias (portas e janelas) que deverão ser fabricadas para a construção, execução da fachada com a paginação e especificação dos revestimentos que serão aplicados etc.

Com o projeto executivo em mãos, o cliente poderá contratar uma planilha de orçamento, onde terá as informações completas sobre a quantidade e o custo de materiais, tal como o valor final exato da obra.

 

  • Design de Interiores

O serviço de Design de Interiores atende aqueles clientes que querem fazer um refinamento estético no interior de um ambiente já construído, sem alteração de elementos estruturais como piso, paredes, instalações hidráulicas etc. Entretanto, como o projeto será desenvolvido por nós arquitetas (somente designers de interiores não podem realizar alterações estruturais em imóveis), é possível que façamos alterações a nível estrutural nos ambientes para melhorar o resultado final.

O projeto de Design de Interiores tem três etapas:

Etapa 1 - Estudo Preliminar

Assim como o Projeto de Arquitetura, o Design de Interiores também precisa avaliar os condicionantes do imóvel, e também precisa definir o conceito com o cliente, para garantir que ele gostará da proposta.

Etapa 2 - Projeto de Interiores

Uma vez que o conceito foi definido e aprovado, é o momento de desenvolver a planta e as elevações internas do ambiente para que o cliente saiba quais móveis, revestimentos e peças de decoração ele vai usar no ambiente.

Etapa 3 - Detalhamento

Quando o Projeto de Interiores estiver completo, é importante detalhar todas as soluções para que elas possam ser executadas com precisão de medidas e especificação. Nessa fase, é detalhado o revestimento das paredes, a marcenaria, a marmoraria (se aplicável), o forro e a iluminação do ambiente.

 

Como faço para pedir um orçamento?

Para pedir um orçamento, você pode:

  • Entrar em contato direto com a nossa equipe:

  • É importante que você nos informe:

    • A tipologia do projeto (residencial, comercial etc)​

    • O tipo do imóvel (sala, loja, apartamento, casa)

    • A área de construção, ampliação ou reforma

    • O orçamento que você dispõe ou pretende para executar a obra

 

Quanto vocês cobram por metro quadrado?

Na IEZ, assim como em muitos outros escritórios de arquitetura, nós não cobramos por metro quadrado. Nós cobramos de acordo com a complexidade do projeto, com o tempo que vamos levar para concluir o serviço, com o valor que o cliente terá de investir na obra, com os custos que teremos para realizar o trabalho.

Caso você queira ter uma média de quanto terá de pagar, aproximadamente, pelos projetos (tanto o de arquitetura quanto os complementares), você pode reservar 15% do seu orçamento disponível para a obra para a contratação dos projetos. É claro que o seu orçamento de obra deve ser realista.

 

Vocês atendem clientes de outros estados ou outros países?

Sim, nós atendemos clientes de qualquer estado do país ou Brasil.

Nossa equipe já atendeu clientes que moram nos Estados Unidos, Holanda e Uruguai. Quando  serviço necessitar que nos desloquemos para atender ao cliente, nós temos que cobrar os custos de deslocamento, que envolvem passagens de avião, aluguel de carro ou serviços de transporte privado, combustível, diárias de hotel e alimentação.

Os projetos são desenvolvidos à distância, (assim como são desenvolvidos para os clientes de Brasília) e são apresentados via presencial ou via videoconferência.

 

E se eu não gostar do projeto?

Na IEZ, diferente dos outros escritórios, você participará do processo de criação do projeto desde o início. Nosso processo de Design Thinking inclui etapas importantes, onde o cliente fornece informações valiosas para nós através dos nossos questionários, entrevistas e workshops. Nós usamos esses dados para construir o conceito do projeto, onde montamos um painel conceitual com a síntese do perfil do cliente, das suas solicitações, e apresentamos imagens de referência de ambientes, revestimentos, mobiliários e adornos. Nesse momento, o cliente percebe a idéia-base do projeto e nos informa se ele gostou do que estamos propondo ou não, e assim sabemos se conseguimos captar o gosto do cliente ou não.

Depois que o conceito é definido, e o painel conceitual (o qual chamamos de moodboard) é aprovado, nós iniciamos a modelagem tridimensional do projeto (seja ele de arquitetura ou de interiores), e finalizamos com as perspectivas realistas do projeto, onde mostramos para o cliente como ficaria o projeto quando estiver executado.

Nessa hora o cliente consegue antecipar o resultado da obra sem ao mesmo tê-la construído, e ele saberá se gostará ou não. Na maioria dos casos os clientes aprovam 90% a proposta apresentada, solicitando alterações muito pequenas. Em alguns casos os clientes aprovam a proposta de imediato. 

Somente após o cliente ter aprovado tanto o painel conceitual como as perspectivas apresentadas é que o projeto segue para desenvolvimento. Evitando assim que o cliente contrate todo o projeto para, no final, descobrir que não gostou, ou pior, que ele execute toda a obra e, depois de construído, se arrepender do projeto.

 

Vocês indicam profissionais e lojas?

Para facilitar a execução e a compra dos materiais da obra para os nossos clientes, nós indicamos os profissionais ou empresas que podem executar os serviços e as lojas ou fornecedores que podem fornecer os materiais.

Entretanto, apesar de todos os profissionais, empresas e fornecedores serem de nossa confiança, é possível que em alguns casos ocorram alguns problemas, afinal, somos humanos.

 

Vocês acompanham a obra?

Sim, nós tanto acompanhamos quanto administramos a obra para o cliente, caso ele se interesse.

Ambos serviços são remunerados, e seus valores são baseados no orçamento total da obra, afinal, para acompanharmos ou administrarmos uma obra nós temos custos, como por exemplo:

  • Horas técnicas para visitar a obra

  • Horas extraordinárias para visitar a obra (fora do horário comercial)

  • Deslocamentos (combustível, táxi etc, tanto para ir à obra quanto para visitar fornecedores, lojas, fábricas etc)

  • Alimentação (para quando passamos mais de 4 horas no local)

  • Ligações telefônicas

  • Plantão de dúvidas (tempo em que temos de estar disponíveis para atender o cliente ou os fornecedores via telefone, email ou pessoalmente para esclarecer dúvidas sobre o projeto)

  • Horas de trabalho desenvolvendo alterações ou adaptações no projeto (quando surge algum problema na obra em que seja necessário dar uma outra solução para algum elemento do projeto, nós passamos um tempo alterando ou adaptando o desenho do projeto)

  • Impressão de documentos

  • Aluguel ou compra de equipamentos (segurança, medidores etc)

  • Responsabilidade técnica pela obra

  • Compra de materiais que faltam (somente para administração de obras)

  • Gestão do prazo (somente para administração de obras)

  • Gestão das equipes (somente para administração de obras)

  • Gestão financeira (somente para administração de obras)

  • Pagamento de fornecedores  (somente para administração de obras)

 

Como eu recebo o projeto?

Para projetos de Arquitetura ou Interiores, o projeto é entregue tanto via digital quanto físico.

Entenda como são feitas as entregas:

  • Projeto de Arquitetura

    • Etapa 1 Estudo Preliminar

      • Painel Conceitual (Moodboard) - Digital

      • Estudo de Viabilidade Técnico Financeiro - Físico e Digital

      • Proposta Arquitetônica - Físico e Digital

    • Etapa 2 Anteprojeto

      • Projeto Básico - Físico e Digital

      • RRT (Registro de Responsabilidade Técnica do Projeto) - Físico e Digital

    • Etapa 3 Projeto Executivo

      • Caderno de Detalhamentos - Físico e Digital

  • Design de Interiores

    • Etapa 1 Estudo Preliminar​

      • Painel Conceitual (Moodboard) - Digital

      • Proposta de Interiores - Físico e Digital

    • Etapa 2 Projeto de Interiores

      • Projeto de Interiores - Físico e digital

    • Etapa 3 Detalhamento

      • Detalhamento - Físico e Digital

Os arquivos digitais são enviados via whatsapp, e-mail ou link do dropbox para baixar os arquivos.

 

Quais formas de pagamento vocês aceitam?

Aceitamos pagamentos via transferência bancária (Banco Itaú), emitimos boleto, cartão de crédito ou débito ou via paypal.

© 2018 by Urban Artist.

Adaptação by IEZ.