top of page

Como a Arquitetura Influencia o Seu Comportamento



Como a Arquitetura Influencia o seu Comportamento


A Arquitetura que nos rodeia influencia os nossos pensamentos, e subsequentemente, o nosso comportamento. Entender a relação entre o ambiente e a sua mente é importante, principalmente se você trabalha com a criação e o desenvolvimento desses ambientes. O seu cérebro não apenas é configurado para interpretar certas características espaciais, mas a sua mente também controla como você toma decisões com base em tais interpretações. A arquitetura é um tipo de "alimento para o pensamento", onde a estética do ambiente que te envolve não somente impacta em como você percebe o mundo, mas também como você interage com ele.

"A estética do ambiente que te envolve não somente impacta em como você percebe o mundo, mas também como você interage com ele"

Em um artigo da revista Scientific American Mind escrito por Emily Athens, entitulado de "Building Around the Mind" ela salientou vários fatores arquitetônicos que influenciam a mente humana. Como descrito no artigo, a arquitetura pode, através do nosso cérebro, impactar na criatividade, foco, saúde, atenção, humor e habilidades sociais (1). É claro que, esta é apenas a ponta do Iceberg. A Arquitetura é responsável por grande parte da nossa atividade cerebral, não somente pela nossa percepção do espaço, mas também em como atuamos nas nossas interações, comportamentos e pensamentos.


Processando a Arquitetura com o seu Cérebro


O artigo “Building Around the Mind” descreve um certo estudo realizado em 2007, por Joan Meyers-Levey, que observou que o teto de um determinado ambiente afetava em como algumas pessoas processavam informações. Como foi determinado, um teto mais baixo em um ambiente promoveram uma maior atenção em seus ocupantes. Tetos mais altos promoveram um pensamento mais abstrato e criativo em seus ocupantes. Como Emily Athens descreveu em seu artigo, situações diferentes exigem tetos de alturas diferentes (1). O último estudo foi somente um exemplo de como a qualidade do espaço arquitetônico pode afetar como os seres humanos operam nestes espaços. Imagine o que aconteceria se os arquitetos realmente considerassem tais influencias em seus projetos.


Desenvolvendo projetos com tal conhecimento, sobre como a mente processa a arquitetura, profissionais do design poderiam realmente influenciar os usuários das edificações, tornando suas vidas mais saudáveis, mais significantes e mais felizes, de modo que a qualidade do ambiente arquitetônico realmente possa ativar uma variedade de interações humanas.


Alimentando seus Pensamentos através dos seus Sentidos


A beleza da criação arquitetônica é que ela também pode ser interativa, integrada com sensores e acionadores que permitam que a arquitetura também possa interagir. Por exemplo, usuários de um espaço que possam necessitar de maior foco e atenção em um determinado momento possa depois meditar e relaxar. Como a arquitetura ganha mais e mais flexibilidade, ela irá melhorar sua forma de fornecer tais variações de ambiente que os usuários possam vir a necessitar. E mais, a abilidade da arquitetura em harmonizar com demais elementos do entorno, como a natureza por exemplo, também torna a arquitetura uma forma incrível de alimentar seus pensamentos através dos seus sentidos.


A conclusão é de que o seu cérebro interpreta a arquitetura através da sua mente, e que ela exerce uma enorme influência em seus pensamentos e, subsequentemente, seu comportamento. E nós arquitetos devemos tentar aplicar este conhecimento. Uma boa arquitetura é sempre sensível quanto a criar espaços humanos, realmente focando na resposta humana.


Referência:


(1) Anthes, Emily. Building Around the Mind. American Mind. Abril/Maio 2009.


Traduzido de https://marialorenalehman.com/post/how-brain-why-architecture-is-food-for-thought

163 visualizações0 comentário
bottom of page